domingo, 3 de fevereiro de 2008

Sociedade brasileira se une contra o trabalho escravo

Brasília será palco, em 12 de março, de uma grande mobilização pela aprovação da PEC 438/2001, que prevê o confisco das fazendas que abrigarem trabalho escravo. Esta foi a principal decisão que representantes de entidades da sociedade civil ligadas à defesa dos direitos humanos tomaram ontem, 22, em reunião com o senador José Nery (PSOL-PA), que preside a subcomissão do Senado de combate ao trabalho escravo.

A PEC 438 já foi aprovada pelo Senado em 2003 e pela Câmara dos Deputados no ano seguinte, em primeiro turno. Desde então está virtualmente embargada por pressão da bancada ruralista.

A proposta de realização de um ato nacional para cobrar a retomada do debate e a aprovação da Emenda partiu do senador José Nery e foi prontamente adotada pelas entidades e personalidades que há anos trabalham para extinguir a chaga social do trabalho escravo no país. "Não é possível que a cada ano sejam libertados mais de 5 mil trabalhadores em situação análoga à escravidão no Brasil, até porque se sabe que esses números correspondem a apenas uma parte das ocorrências", afirmou o líder do PSOL no Senado.

mais detalhes em http://www.senado.gov.br/josenery/detalha_noticias.asp?codigo=36236

Nenhum comentário: