terça-feira, 22 de julho de 2008

Psol cobra Ministério da Justiça

O deputado Chico Alencar (PSOL/RJ) apresentou hoje, 16/07, Requerimento de Informações, que será encaminhado ao ministro da Justiça, Tarso Genro, solicitando esclarecimentos sobre o afastamento dos delegados federais Protógenes Queiroz, Carlos Eduardo Pellegrini e Karina Souza da Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

O documento solicita a indicação da autoridade que solicitou o afastamento dos delegados da PF, a motivação para a ordem, os possíveis prejuízos às investigações dos principais responsáveis pela operação, as conseqüências à imagem da PF, a existência de precedentes de afastamento de delegados em outras operações, a obrigatoriedade de afastamento para curso de especialização e sua periodicidade, e a avaliação oficial sobre a operação Satiagraha.

Para Chico Alencar, os preceitos legais do Estado de Direito Democrático, a independência das investigações e o interesse público são os únicos controles admissíveis na atuação da Polícia Federal. “É de causar estranheza que todos os delegados federais tenham sido afastados da operação Satiagraha”, declarou o deputado.

Abaixo-assinado - Chico Alencar também protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) abaixo-assinado contra a soltura de Daniel Dantas. Segundo deputado, não é possível aceitar que a “Justiça privilegie quem quer que seja. E exigimos investigação rigorosa de todos os esquemas que o banqueiro Daniel Dantas e seus sócios montaram, das privatizações da era FHC ao valerioduto do governo atual”.

As assinaturas foram colhidas em pouco menos de duas horas, na tarde de segunda-feira, 14, em ato no Rio de Janeiro. A manifestação, disse o deputado, é de indignação contra qualquer esquema de proteção contra os acusados pela PF. Para Chico Alencar, Dantas deveria cumprir a prisão preventiva, enquanto correm as investigações. “Para os pobres, a justiça tarda e falha. Por isso estou aqui como conhecedor da indignação latente do povo que represento. Essas assinaturas expressam a ânsia de justiça”, disse ontem.


Por Sítio oficial do PSOL

Nenhum comentário: