terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PT, DEM E PSDB UNIDOS CONTRA A TRANSPARÊNCIA

Adversários ferrenhos na campanha eleitoral, o PT, o PSDB e o DEM juntam seus esforços e se aliam quando o assunto é aumentar a transparência e moralizar o processo das eleições. Lideranças das três legendas, as maiores do País, estão unidas no comando do lobby para tentar modificar a minuta de resolução do Tribunal Superior Eleitoral que regulamenta a prestação de contas nas eleições de 2010, especialmente no que diz respeito a acabar com as doações ocultas aos partidos.

Eles já protocolaram no tribunal uma petição conjunta para tentar eliminar o veto às doações ocultas - modalidade em que as empresas fazem contribuições aos partidos, e não aos candidatos, o que impede o mapeamento de vínculos entre financiadores e financiados. Os tres partidos também pediram a exclusão do parágrafo que prevê a desaprovação das contas de campanha caso o partido ou o candidato receba doações de fontes proibidas - como instituições estrangeiras, igrejas, sindicatos, órgãos do governo e concessionárias de serviços públicos. Se o pedido for atendido, não haverá punição para quem receber doações dessas fontes.

Este é o comportamento na prática, que destoa completamente do discurso que todos os partidos fazem da necessidade de transparência e de moralidade no processo eleitoral. Mas, na prática mesmo, só o PSOL entrou com um pedido para que a resolução do TSE seja aprovada, o que iguala todas as demais legendas.

Por Paixão Barbosa em http://politicaecidadania.atarde.com.br/?p=5200

Nenhum comentário: