sexta-feira, 30 de maio de 2008

PSOL protocola pedido de investigação contra Paulinho

O PSOL protocolou na manhã desta quarta-feira, 28 de maio, representações por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, e o senador Marconi Perillo. A presidente do partido, Heloísa Helena, disse que é obrigação apresentar solicitação para abertura de processos investigatórios contra parlamentares suspeitos de crimes contra a administração pública.

“As denúncias apresentam indícios relevantes de tráfico de influência, intermediação de interesses privados, exploração de prestígio. Portanto, crimes contra a administração pública que atentam contra o decoro e ética parlamentar”, afirmou Heloísa. Estavam presentes a presidente do PSOL, Heloísa Helena, a líder do partido na Câmara, deputada Luciana Genro (RS), os deputados Ivan Valente (SP) e Chico Alencar (RJ).


Paulo Pereira da Silva é acusado de envolvimento em esquema de corrupção e propina envolvendo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), descoberto pela Polícia Federal na operação Santa Tereza, em abril passado. O deputado teria recebido R$ 325 mil para intermediar um empréstimo de R$ 124 milhões à Prefeitura de Praia Grande (SP) e participado de repasses de recursos para a ong Meu Guri, presidida por sua esposa, Elza Pereira, e para ong Luta e Solidariedade, dirigida pelo sindicalista Eleno José Bezerra, vice-presidente da Força Sindical e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Marconi Perillo é acusado de crimes de formação de quadrilha, peculato, caixa dois, exploração da máquina pública na campanha de 2006 e uso de notas frias e laranjas para fraudar a prestação de contas das eleições daquele ano. Por estes delitos, o senador é investigado no Supremo Tribunal Federal em processo que corre em segredo de justiça, juntamente com o governador de Goiás, Alcides Rodrigues. O Ministério Público também investiga Perillo por crime de tráfico de influência, ao negociar com a desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, do Tribunal de Justiça de Goiás, decisão a favor de um aliado seu, em processo envolvendo a prefeitura de Itumbiara (GO).

de www.psol.org.br





Nenhum comentário: