domingo, 26 de fevereiro de 2012


EM 24 DE FEVEREIRO, MOVIMENTO REÚNE 300 PESSOAS NA CÂMARA MUNICIPAL DE POÁ EM SEÇÃO EM QUE VEREADORES APROVAM, CONTRA A VONTADE DO POVO, SALÁRIOS ABSURDOS.










Poá, 23 de Fevereiro de 2012

NOTA OFICIAL SOBRE AUMENTO DE SALÁRIO DE VEREADORES, SECRETÁRIOS, VICE PREFEITO E PREFEITO DE POÁ- SP

Nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, os vereadores de Poá devem aprovar Projetos de Lei que exigem imediata reação da sociedade. Os projetos objetivam aumentar os salários dos vereadores, secretários municipais, vice e prefeito.

Uma rápida avaliação sobre as contas públicas do país demonstram o recuo em investimentos em saúde, educação e segurança. O mais recente ato do Governo Federal foi reduzir o orçamento em R$ 50 bilhões. Tal atitude, que ocorre num cenário de grave crise do sistema capitalista, demonstra que os recursos públicos estão sendo desviados de importantes áreas sociais. Na contramão desse processo, nossos políticos, enraizados num processo colonialista, que visa o enriquecimento através de mandatos, querem a cada dia aumentar suas benesses.

Toda a ação proposta pelo legislativo poaense merece atos de repúdio. Os projetos, com seus respectivos índices de aumento, sequer foram oficialmente publicados, com clara intenção de não promover um debate na cidade. A própria sessão, marcada para uma sexta-feira, posterior ao feriado de Carnaval, demonstra esse desejo da Câmara. Além disso, sem qualquer explicação, e sem urgência explícita, uma sessão extraordinária ocorrerá logo após a ordinária, para evitar qualquer forma de pressão externa sobre os possíveis votos dos parlamentares. Mas, o pior, ainda estava por vir: o índice de reajuste. Embora os dados do PL não sejam públicos, sabe-se que alguns salários poderão aumentar 100%.

Não somos contra subsídios para aqueles que detenham mandato. Inclusive, achamos que os atuais valores pagos são suficientes para que possam exercê-los de maneira ética, eficiente e, sobretudo, lhes dêem condições de serem independentes, condição essencial para cumprir com suas funções. Acreditamos, contudo, que não se faz necessário sequer correção pelo índice de inflação, pois o aumento salarial de 2008 já fora grande o suficiente.

Diante disso, não há motivo algum para que haja aumento salarial de Vereadores, Secretários, Prefeito e Vice. Se for concretizado, só demonstrará a falta de respeito em relação aos cidadãos que pagam seus impostos em dia e desejam vê-los investidos em saúde, educação, saneamento e habitação. Ao proporem essa imoralidade, os vereadores somente legislam em causa própria e iniciam o último ano dessa legislatura de forma melancólica e sepultando a boa prática política.


Assinam

Coletivo de Professores de Esquerda de Poá
Partido Socialismo e Liberdade de Poá (PSOL)
UNEafro-Brasil (Movimento Negro e Educacional)
VoS - Movimento dos Voluntários Ambientais
PSOL NAS RUAS!

Militantes denunciam aumento abusivo dos salários de Vereadores, Secretários, Prefeito e Vice, na última quinta feira, dia 23/02, na Praça Sto. Antonio, centro de Poá.